23/02/2013

Creme de Baunilha Merengado

   
 Esta sobremesa é irresistível e extremamente deliciosa.

21/02/2013

Família Pintainho


Participação no desafio "Ovo doce" do blog  "O Barriguinhas". Onde temos que confecionar algo onde o ingrediente em destaque deve ser o ovo.

Molho de Tomate (para pizzas)


Esta é uma receita básica de molho de tomate para pizza.

20/02/2013

Cocktail de Amarula

O coktail é composto por xarope de gengibre, que o deixa leve e refrescante além do licor de Amarula, conhecido por seu grande poder afrodisíaco e que tem como ingrediente principal a fruta mística Marula.

18/02/2013

Bolo de Cacau e Laranja


Este bolo é pobre em gorduras mas rico em sabores.

15/02/2013

Panacota de Chocolate


A Panacota é uma sobremesa tipicamente Italiana do Piemonte. É  um pavé de natas, gelatina, açúcar e baunilha. Pode servir com coulis de framboesa, morango ou uma fruta a gosto. Para o dia de São Valentim fiz a Panacotta de chocolate branco com corações de gelatina de morango.
A inspiração veio daqui.


Panna Cotta

5 folhas de gelatina em folha incolor e sem sabor
5 colheres (sopa) de água
1 chávena (chá) de bebida de soja
250 ml de natas para bater
150gr de chocolate branco
1/2 fava de baunilha (utilize apenas as sementes)

Corações de Gelatina


1 Pacote de Gelatina de Morango Alsa
250 ml de água natural
250 ml de água fria


Preparação

Panacota

Coloque num recipiente as folhas de gelatina e cubra com água. Deixe a hidratar (uns 8 minutos). Escorra o excesso de água e reserve a gelatina hidratada.
Abra a fava de baunilha ao meio (no sentido do comprimento), raspe as sementes. Junte as sementes ao leite de soja e aqueça num tacho. Deixe arrefecer e reserve.
Coloque as natas e o chocolate branco num tacho e leve ao lume em banho maria. Mexa com a ajuda de uma colher de pau até o chocolate se dissolver. Acrescente o leite de soja com o aroma da baunilha e a gelatina. Mexa até a gelatina se dissolver.

Corações de Gelatina

Leve 250 ml de água ao lume e adicione o pó de gelatina. Mexa até a gelatina se dissolver. Retire o tacho do lume e acrescente 250 ml de água fria. Verta o preparado num tuppeware retangular e leve ao frigorífico durante aproximadamente duas horas.

Montagem

Corte a gelatina com um cortador de bolachas em forma de coração. e coloque-os em taças de martini ou em copos. Encha-os com Panacotta de chocolate frio. Coloque em cima da Panacotta de chocolate um coração de gelatina e leve ao frigorifico durante aproximadamente duas horas antes de servir.



Charlote de Tiramisú de Baileys



O Tiramisú é um pavê de textura leve e delicada, porém muito intenso de sabores e aromas, devido à presença do café e do cacau.

14/02/2013

Coração Saltitante de Gelatina


Surpreenda o seu companheiro nesta noite tão especial com um Coração Saltitante de Gelatina.

Bacalhau à Brás

Desafio intitulado "Sete anos à mesa com Laranjinha" do Blog Cinco Quartos de Laranja. Consiste em fazer uma receita publicada no Cinco Quartos de Laranja, desde 2006 até ao momento.

13/02/2013

Sobremesas para a Noite de São Valentim

A noite de São Valentim é perfeita para apimentar a relação!

12/02/2013

Alheira à Brás



Para comemorar o fumeiro transmontano, a Câmara Municipal de Bragança organiza o Festival do Butelo e das Casulas, que decorre de 22 de Fevereiro até 24 de Fevereiro de 2013 com várias iniciativas e restaurantes aderentes. O "Cinco Quartos de Uma Laranja" junta-se a esta festa e promove, em parceria com a organização do evento e a Origem Transmontana o desafio intitulado "Sabores do fumeiro de Trás-os-Montes".

Mousse de Chocolate Light

A cultura romântica considera o chocolate um afrodisíaco. As famosas qualidades afrodisíacas do chocolate estão geralmente associadas ao simples prazer sensual de seu consumo.

A natureza doce do chocolate estimula o hipotálamo, induzindo sensações prazeirosas e elevando o nível de serotonina. Apesar de a serotonina ter efeitos prazeirosos, em excesso pode ser convertida em melatonina, que, por sua vez, reduz a libido.
Tem substâncias que podem ativar receptores canabinóides, o que causa sensações de sensibilidade e euforia.

Como afrodisíaco deve-se à sensação de bem-estar que o doce proporciona, o que deixa as pessoas mais predispostas para o sexo. Os Astecas, na colheita do cacau, promoviam festivais de acasalamento e orgias sexuais.

O nome chocolate vem do grego “Theobroma”, que quer dizer “alimento dos deuses”. O nome “Theobroma”, primeiro nome moderno do chocolate, foi criado no século XVIII por um botânico sueco, Carlos Linnaeus, conhecedor da história do chocolate entre os povos antigos.

Ingredientes:

200g de chocolate preto(com 75% de cacau)
1 lata de leite condensado magro
2 iogurtes naturais magros
5 claras
40 g de açúcar light

Preparação:

Corte o chocolate em pequenos pedaços, deite-os para uma taça e leve ao lume em banho maria até o chocolate ficar derretido. Retire a taça do banho maria e mexa bem até ficar morno.
Coloque o leite condensado numa taça, junte o chocolate, mexa bem, junte os iogurtes e misture bem.
Bata as claras em castelo, juntando o açúcar aos poucos e batendo sempre até ficarem bem duras. Envolva-as delicadamente na mistura de chocolate, distribua por taças e decore com pepitas de cacau magro e folhas de hortelã. Leve ao frigorifico.

11/02/2013

Raviolli de Alheira em Cama de Creme de Espargos com Ovos de Codorniz



Para comemorar o fumeiro transmontano, a Câmara Municipal de Bragança organiza o Festival do Butelo e das Casulas, que decorre de 22 de Fevereiro até 24 de Fevereiro de 2013 com várias iniciativas e restaurantes aderentes. O Cinco Quartos de Laranja junta-se a esta festa e promove, em parceria com a organização do evento e a Origem Transmontana o desafio intitulado "Sabores do fumeiro de Trás-os-Montes".

10/02/2013

Trouxas de Azedo



2ª Participação no desafio intitulado "Sabores do fumeiro de Trás-os-Montes" de Cinco Quartos de Laranja em parceria com a organização do evento e a Origem Transmontana.

Flores e óleos Afrodisíacos


Desde tempos muito remotos, flores e plantas em geral estão relacionadas a poderes mágicos.

09/02/2013

Casca de Alheira com Recheio de Grelos Salteados e Ovos Mechidos e Redução de Vinagre Balsâmico

Participação no desafio intitulado "Sabores do fumeiro de Trás-os-Montes" de Cinco Quartos Laranja  em parceria com a organização do evento e a Origem Transmontana.

08/02/2013

Bebidas Afrodisíacas Para a Noite de São Valentim



Bebidas Afrodisíacas criadas especialmente para a noite de São Valentim, pelo Rodrigo Marcusso, Barman do Bar&Barman.

07/02/2013

Entradas para o Jantar de São Valentim

E porque as entradas são tão importantes como o prato principal. Preparei uma seleção de sugestões de entradas para o jantar de São Valentim.

Ostras













Ostras Gratinadas











Ameijoas à Bulhão pato













Camarões Cozidos













Sapateira Recheada













Casca de Alheira Recheada com Espinafres Salteados e Ovos Mexidos e Redução de Vinagre Balsâmico












06/02/2013

Natas do Céu




Natas do Céu é uma das sobremesas que nunca faltam nos restaurantes de Aveiro!

05/02/2013

Brigadeiros Light


Que tal Brigadeiros Light na sua Dieta?

04/02/2013

Tiramisú em Taças de Martini



O Tiramisù é  a mais famosa sobremesa italiana. É um tipo de pavê, servido bem frio, composto por mascarpone, ovos e biscoito champagne ou Pão de Ló, embebido em café.

03/02/2013

01/02/2013

Duo de Gelatina com Mirtilos(Light)


Para quem está de dieta é uma excelente sobremesa! 


Sedução no Jantar da Noite de São Valentim

A visão é sem dúvida um dos factores primordiais de sedução. Assim sendo, a decoração da mesa é fator principal para um jantar de sucesso.