15/11/2015

Alheira com Couve Penca

É um enchido com formato de ferradura, cilíndrico, sendo o interior constituído por uma pasta fina na qual se apercebem pedaços de carne desfiadas e cujo invólucro é constituído por tripa natural, de vaca ou de porco.



O uso da menção Produto Específico obriga a que o enchido seja produzida de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, o processo de produção.

Comercialmente este enchido pode apresentar-se acondicionado em embalagens de cartão, de plástico ou de PVC, ou de outros materiais próprios para entrar em contacto com géneros alimentícios, em atmosfera normal, controlada ou em vácuo. A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigor, mencionando também a menção Produto Específico. A Alheira de Mirandela deve ostentar a marca de certificação aposta pela respectiva entidade certificadora.



História

Foi inventado pelos judeus como artimanha para escaparem às malhas da Inquisição.
Como a sua religião os impedia de comer carne de porco, eram facilmente identificáveis pelos seus perseguidores pelo facto de não fazerem nem fumarem os habituais enchidos de porco.
Assim, substituíram a carne de porco por uma imensa variedade de carnes, que incluíam vitela, coelho, peru, pato, galinha e por vezes perdiz, envolvidos por uma massa de pão que lhes conferia consistência.
A receita acabaria por se popularizar entre os cristãos, mas estes juntavam-lhe a omnipresente carne de porco.

Hoje, as mais afamadas são as de Mirandela, mas por toda a Beira Alta e Trás-os-Montes se fazem alheiras artesanais de excelente qualidade.

A Alheira de Mirandela é considerada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa de 2011.

Na região Norte são assadas na brasa e acompanhadas por batatas cozidas, grelos e um fio de azeite.  Na região Centro são fritas e acompanhadas por legumes ou batatas fritas, ou ainda, estufadas e envolvidas em couve lombarda.

RECEITA


Ingredientes:

(2 pessoas)


2 Alheiras
1 Couve Penca
3 batatas médias
Oregãos q.b.
Mistura de pimentas Navires - Suldouro q.b.
Pimenta cayene q.b.
sal q.b.


Preparação:


Lave a couve penca e corte-a em pequenos pedaços. Reserve.
Descasque as batatas e corte-as ao meio. Coza-as em água e sal.
Asse a alheira na brasa ou grelhe-a a em lume médio sem adição de gordura(esta vai libertar alguma). Vá virando e espete-a com um garfo.
Adicione a couve às batatas quando vir que estão quase cozidas.
Escorra as batatas e os grelos num quador.

Leve uma sertã anti aderente ao lume. Adicione um fio de azeite e coloque as batatas a alourar.
Tempere de oregãos, mistura de pimentas(Navires-Suldouro), pimenta cayene e alho.
Deixe alourar.

Sirva a alheira com as batatas, couve e regue-a com azeite.

1 comentário: