O cardamomo tem um sabor cítrico que combina bem com canela, gengibre e cravo.
Cardamomo (Elettaria cardamomum) é a semente de uma planta perene da família Zingiberacea, a mesma do gengibre. Apesar de ser uma das especiarias mais caras do mundo – só fica atrás do açafrão -, é usada há séculos para fins medicinais, espirituais e culinários. Nativa da India, foi plantada no jardim do rei da Babilônia em 721 aC e introduzida na Europa pelos soldados de Alexandre O Grande em 325 aC. Os romanos e gregos a usavam não só na culinária mas também como perfume. Diz a lenda que Cleópatra perfumava seu palácio com cardamomo quando recebia a visita de Marco António O cardamomo tem propriedades antioxidantes e é utilizado na medicina natural como antisséptico, digestivo, diurético e expectorante.
Certas culturas consideram‑no um poderoso afrodisíaco e também benéfico no tratamento da impotência. É rico em eucaliptol, que pode aumentar o fluxo sanguíneo nas áreas em que for aplicado.
RECEITA
Ingredientes:
250 Gr aletria Milaneza1 Litro de bebida vegetal de arroz
100 Gr manteiga com sal
3 Colheres de sopa de açúcar de coco
1 Pau de canela
2 Cardamomos
6 Gemas de ovo
1 Colher de sopa de essência de baunilha
Canela em pó q.b.
hortelã menta q.b.
Preparação:
Ferver a bebida vegetal de arroz com as especiarias, a casca de limão.
Adicionar o açúcar de coco e mexer até se dissolver.
Desfazer os "novelos" da aletria e adicionar à bebida vegetal de arroz aromatizada deixando cozer durante 5 minutos. Adicionar a manteiga.Adicionar o açúcar de coco e mexer até se dissolver.
Retirar os cardamomos, a casca de limão e o pau de canela.
Bater as gemas e adicionar-lhes um pouco de bebida vegetal de arroz aromatizada quente. Retirar a aletria do lume juntar as gemas cuidadosamente.
Levar novamente ao lume, por mais 2 minutos. e mexer sem parar.
Ainda quente, deitar a aletria em taças de Martini. Deixar arrefecer um pouco. Polvilhar com canela, através de um molde recortado em papel com o formato de um coração.
Decorar com pés de hortelã menta.
Sem comentários:
Enviar um comentário