16/12/2012

Ceviche Facon Peruano e um Convite para Jantar

Marmita como anfitriã da 9ª  edição do Convite para jantar da  Anasbageri lançou o tema "convidem" para jantar uma cidade/país. Percorri mentalmente todas as cidades/países que conheço e das quais guardo excelentes recordações.

Pensei em imensas cidades portuguesas e Espanholas por onde passei. Desde a minha cidade Natal que é Mirandela até Faro. Braga onde estudei três anos e na cidade onde resido à 16 anos que é Aveiro. As cidades ao longo de todo o continente onde passei férias com os meus pais. Barcelona, Madrid, Andorra (onde tenho os meus dois irmãos e onde passei muitos natais). Depois pensei na travessia do Oceano Atlântico que fiz quando fui ao Perú onde passei quatro semanas fantásticas com amigos e que me deixou muita saudade. Decidi então convidar para jantar Perú e os seus principais pontos turísticos.

Perú 

É um país cativante e atrativo, possui uma cultura diferenciada, acolhendo seus visitantes e rececionando-os bem, satisfazendo todas as necessidades e curiosidades dos mesmos. Dentre suas maravilhosas cidades, descrevo aqui os principais pontos de Machu Picchu, Lima, Miraflores e o Vale Sagrado, que recebem todo ano milhares de turistas, contentando a todos com seu charme, mistério e colorido.

Machu Picchu

A famosa cidade em ruína inca é um dos destinos mais procurados por visitantes do mundo todo. Localizada nas Cordilheiras dos Andes, envolve muitos mistérios a seu respeito, encantando turistas que procuram aventura e emoção junto das suas lendas. Dispõe de muitos passeios empolgantes, dentre eles visitas a templos e zonas sagradas que arrancam suspiros e arrepios, e ainda impressiona com seus conterrâneos receptivos de pura humildade e alegria. Um ambiente para purificar a alma!

Lima

A capital do Peru propõe passeios divertidos pela cidade em meio a praças, parques, arranha-céus e muita informação gerada há séculos por seus ancestrais que ali moravam. A comida é fantástica, Lima é considerada a capital gastronómica da América. Pratos coloridos e com muita qualidade deixam a todos com água na boca. Somente provando para entender o sabor!


Vale Sagrado

Cercado por povoados, o Vale Sagrado abriga monumentos arqueológicos fascinantes, além de seus diversos rios que descem as ladeiras dos Andes peruanos. Um povo amigável e humilde receciona os visitantes indicando as maravilhas que a região dispõe. O clima e a geografia do lugar agradam e muito aos Incas, que utilizam da área para a produção agrícola. O artesanato e a culinária também marcam presença, tornando a viagem algo sem igual.

Miraflores  

Cidade turística  onde encontramos Restaurantes famosos com vistas sobre o Oceano Pacifico.
Existem diversos locais onde pode assistir música ao vivo, como Jazz e músicas e danças típicas locais.








No centro de Miraflores fica Huaca Pucllana,  Huaca Pucllana – Templo de Adoradores del Mar, um dos principais e mais conhecidos centros de poder religioso e administrativo dos antigos povos do Peru, que habitaram a região entre os anos de 200 e 700 d. C. Localizada bem no centro do distrito de Miraflores (5 minutos caminhando do Ekeko Hostel), merece destaque pela sua arquitetura repleta de praças, bancadas, corredores, salas e rampas de acesso. Sua construção mais importante é a pirâmide de 25 metros de altura, totalmente construída com tijolos de adobe colocados verticalmente.

Os habitantes de Pucllana dedicavam-se à agricultura, pesca de peixes, mariscos e demonstravam ter pleno domínio e conhecimento do meio ambiente em que viviam. Além disso, construíram canais, lavouras, fabricavam embarcações mas destacaram-se mesmo na fabricação de cerâmicas, tecidos, objetos metálicos, entre outros. Tubarões, ondas entre outros animais eram um dos principais ícones religiosos, frequentemente representados nas cerâmicas encontradas no local. No local também foram encontrados restos mortais de mulheres, resultado de anos de sacrifícios praticados pela cultura Lima, que acreditava que a maior oferenda a um Deus era uma mulher, o ser responsável por dar a vida.


A Cozinha Peruana  surpreende pela sua riqueza de sabores, aromas, texturas e cores.

Fiel reflexo da identidade do país, a Cozinha Peruana resulta da fusão de culturas e influências diversas -  indígenas, europeus, africanos e asiáticos - herdadas através de séculos de convivência, somadas a uma variedade de produtos e ingredientes gerados pela privilegiada diversidade biológica e climática do Perú.

O Perú possui cerca de dois terços dos ecossistemas do mundo, 80 de 104 - é o que permite que o receituário peruano seja tão grande quanto diverso, com abundância de tubérculos, ervas aromáticas, frutas, verduras, carnes e pescados. São 4000 variedades de batatas, 36 tipos de milho, 1500 tipos de batata doce e inhame, 623 variedades de frutas e cerca de 800 espécies de pescados (entre peixes e frutos do mar), o que dá uma boa mostra da extraordinária variedade de matérias primas disponíveis no país que era tido como a despensa do mundo pré-colombiano.

Os generosos recursos do mar peruano disponibilizam mais de mil espécies comestíveis entre peixes e frutos do mar, como corvina, lagosta e linguado. A preparação mais comum é o cebiche  (ceviche ou seviche), o verdadeiro embaixador da culinária peruana pelo mundo. Dos Andes, chegam a batata, milho, além de carnes de cuy (parecido com porquinho-da-índia) e o ají (tipo de pimenta), que formam a base da comida serrana e encontram-se no país todo. Já a região amazônica agrega excepcionais manjares ribeirinhos e carnes de caça, normalmente acompanhadas de banana e mandioca, além de peixes de rio. As frutas, como a “chirimoya” e a “lúcuma” são inigualáveis nas sobremesas. Para homenagear o país, trouxe uma receita do chef Thomas Troigros: Ceviche Facon Peruana. Experimente, fica divinal!!!



Ceviche Facon Peruano

Ingredientes:

• 250 grs Filetes de pargo
• sumo de de 2 ou 3  limões
• tabasco
• 1 colher café de gengibre
• pimenta moida na hora
• 1 colher de café de azeite extra virgem
• 1/2 cebola roxa fatiada
• Coentro e salsa picadas
• 1 batata doce cozida na água salgada e fatiada
• 80 grs milho enlatado
• Sal, pimenta
• folhas de alface

Preparação:

Cortar o peixes em cubos de 1 cm. Temperar com sal e pimenta, sumo de limão, dedo de moça, gengibre, tabasco, azeite. juntar a cebola fatiada, coentro, salsa, milho e batata doce. Marinar  por 10 minutos. Servir dentro de um prato fundo e finalizar com quinoa frita.



Muito além do que se imagina, Peru é sinónimo de riqueza, de onde é extraído ouro e revendido por preços muito baixos, atraindo pessoas do mundo todo.


11 comentários:

  1. Boa noite! Adorei a viagem ao Perú... obrigada por me levares lá, e com um petisco irresistível!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Minha querida muito obrigada pela tua partilha :) gostei muito de saber um pouco mais da cultura deste país! e claro o prato está do melhor!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida Aurea,

    Trazes ao nosso conhecimento um país magnifico, as fotos são fantásticas, adorei ver-te ! ;-))

    É uma excelente participação na edição do Convidei para Jantar, que tanto gosto, e adorei viajar contigo até ao Perú !

    Como sempre, amiga, o empratamento está fabuloso e o prato tem um aspecto de babar ! :-)

    Beijinhos e parabéns

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelo teu post, adorei saber sobre o Peru, adorava lá ir tb.. Hmmm ceviche tambem já fiz e gosto tanto, muito obrigada por participares no convite para jantar adore!

    ResponderEliminar
  5. Olá Áurea,
    Gostei muito desta viagem virtual ao Peru, adorei a culinária peruana, parabéns pelo post e pela partilha.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Oi Aurea, os lugares são lindos e a ceviche parece fantastica.Me desculpe pela demora nas visitas querida, cuidando do esposo tem sido dificil arrumar tempo para visitar as amigas.Beijos querida, que seu Natal seja maravilhoso, cheio de paz e alegrias.

    ResponderEliminar
  7. Olá Aurea.

    Bem como gostei, destas lindas paisagens, fotos maravilhosas que dá vontade de conhecer. Obrigada pela partilha.
    Quanto ao prato já aquilo a que nos habituou!!! tudo com muito bom gosto e com muita personalidade.
    Adorei muito.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Que passeio maravilhoso, esse ainda quero fazer um dia, lindos cenários para se conhecer. Obrigada por compartilhar tantas belezas. Quero te desejar uma natal cheio de belas surpresas que a paz e a felicidade esteja sempre presente em suas vidas e que no próximo ano compartilhamos de muitas viagens.
    Bjos e fique com Deus.

    ResponderEliminar
  9. Que bela escolha,

    Embora não conheça o Peru ainda, é uma viagem que está nos meus planos, pois só ouço falar bem, principalmente da sua gastronomia que é tão rica e diversificada,
    O ceviche é um belo expoente desse cultura, e você o executou muito bem,
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Mas que receita maravilhosa e com um ar tao gourmet. Eu adorava ir ver o Machu Picchu e o Vale Sagrado. Quem sabe um dia...Excelente participacao.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Aurea,
    Que maravilhosa viagem ao Perú, lindas as fotos e um texto tão rico.
    Adorava um dia poder ver tudo isto ao vivo e saborear um ceviche, assim com o aspeto delicioso que tem o que apresentas.
    Magnifica participação, parabéns.
    Bjs

    ResponderEliminar