09/02/2013

Casca de Alheira com Recheio de Grelos Salteados e Ovos Mechidos e Redução de Vinagre Balsâmico

Participação no desafio intitulado "Sabores do fumeiro de Trás-os-Montes" de Cinco Quartos Laranja  em parceria com a organização do evento e a Origem Transmontana.


O desafio consiste em elaborar um prato com um dos seguintes quatro enchidos tradicionais: alheira, azedo, butelo ou chouriço de mel. O meu enchido selecionado foi a Alheira de Mirandela. Como não poderia deixar de ser. Uma vez que eu sou Natural de Mirandela.

Casca de Alheira

Ingredientes:

1 Alheira Transmontana
2 batatas
2 palitos
óleo q.b.
1 ovo
pão ralado q.b.

Preparação:

Lave muito bem as batatas, seque-as com um guardanapo de papel. Passe as batas por óleo. Espete em cada uma um palito. Reserve.
Retire a tripa da alheira e corte-a em quatro. Faça duas bolinhas com a ajuda da palma das mãos. Espalme-as e coloque-as a envolver as batatas.
Passe-as por ovo e pão ralado. Repita o processo duas vezes. Frite-as em óleo muito quente. Retire-as e coloque a escorrer em guardanapo de papel. Reserve.

Recheio de Ovos:

4 ovos
1 colher (sopa) de manteiga
sal q.b.
mistura de pimentas q.b.
noz moscada q.b.
pimenta cayena q.b.
cebolinho q.b.
hortelã q.b.
1 colher da sopa de Creme Philadelphia (ou creme chease)

Preparação:

Coloque uma sertã anti-aderente ao lume com uma colher de manteiga e quatro ovos. Mexa com a ajuda de    uma espátula de silicone. Quando começar a cuagolar retire do lume e mexa bem. Volte a levar ao lume até obter uma consistência cremosa. Retire novamente do lume e mexa. Repita o processo três vezes. Coloque uma colher de Creme Philadelphia (ou creme chease) e mexa. Tempere de sal e especiarias.

Recheio de Grelos

1 ramo de Grelos
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite
sal q.b.
pimenta q.b.

Preparação:

Coza os grelos em água temperada de sal. Escorra depois de cozidos. Salteie os grelos em azeite e alho. Tempere de pimenta.

Redução de Vinagre Balsâmico

Deite uma garrafa de 200 ml de vinagre balsâmico numa panela, junte 100 g de açúcar e deixe ferver até obter a consistência desejada, aproximadamente vinte minutos.
Resulta num molho de textura aveludada, aparência de caramelo e sabor levemente adocicado (já que boa parte da acidez do vinagre foi evaporada), perfeito para finalizar saladas mas igualmente bom para servir com carnes.  Se sobrar, pode guardar num frasco e conservar junto com seus vinagres e azeites.

Empratamento:

Mergulhe um pincel de silicone na redução de vinagre balsâmico e passe-o num prato na diagonal. Recheie a Casca da Alheira com os grelos salteados e no meio coloque uma colher de sobremesa de ovos mexidos. Decore com cebolinho. Coloque em cima da redução de Vinagre balsâmico.


3 comentários:

  1. Minha querida como sempre um prato fantástico! E com a alheira da mami com certeza! Desejo-te muita sorte.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Excelente participação!
    Adoro alheira ... Acho que esta combinação de sabores deve estar fenomenal.
    beijinho doce e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  3. wuau deve ser um sonho uiui nunca tinha visto bravo bjs bfs

    ResponderEliminar