22/08/2013

Refresco de Tomilho Limão com Citrinos e Camarinhas

"Afrodite (em grego antigo: Ἀφροδίτ, transl. Aphrodítē) é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade na mitologia grega. Sua equivalente romana é a deusa Vênus.


Historicamente, seu culto na Grécia Antiga foi importado, ou ao menos influenciado, pelo culto de Astarte, na Fenícia.
De acordo com a Teogonia, de Hesíodo, ela nasceu quando Cronos cortou os órgãos genitais de Urano e arremessou-os no mar; da espuma (aphros) surgida ergueu-se Afrodite.
Por sua beleza, os outros deuses temiam que o ciúme pusesse um fim à paz que reinava entre eles, dando início a uma guerra; por este motivo Zeus a casou com Hefesto, que não era visto como uma ameaça. Afrodite teve diversos amantes, tanto deuses como Ares quanto mortais como Anquises. A deusa também foi de importância crucial para a lenda de Eros e Psiquê, e foi descrita, em relatos posteriores de seu mito, tanto como amante de Adônis quanto sua mãe adotiva. Diversos outros personagens da mitologia grega foram descritos como seus filhos.

Afrodite recebe os nomes de Citere ou Citereia (Cytherea) e Cípria (Cypris) por dois locais onde seu culto era célebre na Antiguidade, Citera e Chipre - ambos os quais alegavam ser o local de nascimento dela. A murta, pardais, pombos, cavalos e cisnes eram considerados sagrados para ela. Os gregos também identificavam-na com a deusa egípcia Hátor. Afrodite ainda recebia muitos outros nomes locais, como Acidália e Cerigo, utilizadas em regiões específicas da Grécia. Cada uma recebia um culto ligeiramente diferente, porém os gregos reconheciam a semelhança geral entre todos como sendo a única Afrodite. Já os filósofos áticos do século IV a.C. viam de maneira separada a Afrodite Celestial (Afrodite Urânia) e seus princípios transcendentes e a Afrodite comum, do povo (Afrodite Pandemos).
Possuía um cinturão, onde estavam todos os seus atrativos, que, certa vez, a deusa Hera, durante a Guerra de Troia, pediu emprestado para encantar Zeus e favorecer os gregos.

Esta imagem, de uma "Vênus erguendo-se das águas do mar" (Vênus Anadiômene12 ), já totalmente
madura, foi uma das representações mais icônicas de Afrodite, celebrizada por uma pintura muito admirada de Apeles, já perdida, porém descrita na História Natural de Plínio, o Velho.

Culto

Suas festas eram chamadas de afrodisíacas e eram celebradas por toda a Grécia, especialmente em Atenas e Corinto. Suas sacerdotisas representavam a deusa [carece de fontes]. Seus símbolos incluem a murta, o golfinho, o pombo, o cisne, a rosa, a romã e a limeira. Entre seus protegidos contam-se os marinheiros e artesãos.
Com o passar do tempo, e com a substituição da religiosidade matrifocal pela patriarcal, Afrodite passou a ser vista como uma Deusa frívola e promíscua, como resultado de sua sexualidade liberal. Parte dessa condenação a seu comportamento veio do medo humano frente à natureza incontrolável dos aspectos regidos pela Deusa do Amor.
No templo de Corinto, praticava-se prostituição religiosa no templo da deusa. O sexo com as prostitutas, geralmente escravas, era considerado um meio de adoração e contato com a Deusa.


Claude Debussy(Claude-Achille Debussy)

Nasceu a 22 de Agosto de 1862, em Saint-Germain-en-Laye(França).
Foi um músico e compositor francês.
A música inovadora de Debussy agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países. Em França, só se aponta Ravel como influenciado, mas só na juventude, não sendo propriamente discípulo. Influenciados foram também Béla Bartók, Manuel de Falla, Heitor Villa-Lobos e outros. Do Prélude à l'après-midi d'un Faune ("Prelúdio ao entardecer de um Fauno"), com que, para Pierre Boulez, começou a Música moderna, até Jeux ("Jogos"), toda a arte de Debussy foi uma lição de inconformismo.

Obra

À exceção de algumas peças mais conhecidas, Debussy deixou obra pouco acessível, pelo caráter inovador. Para o grande público seu nome está ligado aos sketches sinfônicos de La Mer (1905), ao terceiro movimento da Suite bergamasque (1809-1905), Luar, aos noturnos para orquestra e algumas peças dos Prelúdios para piano. É o Debussy impressionista, autor de uma música vaga 'que se ouve com a cabeça reclinada nas mãos', segundo Cocteau."

Fonte: wikipedia

RECEITA

Ingredientes:

2 Colheres(Sopa) de Tomilho Limão de
1 Colher(sopa) de Gengibre fresco(ralado)
1 Litro de água mineral
1 Laranja
1 Lima
20 gr de Camarinhas
Hortelã Menta q.b.

Preparação:

Coloque as camarinhas no congelador durante aproximadamente uma hora.
Coloque 2 colheres de planta de tomilho limão e o gengibre para um litro de água a ferver.
Deixe repousar 10 minutos. Coe a planta e deixe arrefecer.
Verta a infusão para uma jarra de refresco.
Corte a laranja e a lima em rodelas(ou meia lua) fininhas e acrescente-as à infusão.
Acrescente as camarinhas e a hortelã menta na hora de servir.


Tomilho (Thymus Vulgaris)

"O tomilho é uma planta com numerosas virtudes medicinais. A atividade da planta é sobretudo devida ao óleo essencial que possui e que vaira com a composição segundo o terreno onde foi colhida a planta. Como tem isómeros de timol, carvacrol e linalol. contém ainda flovonóides e ácidos fenólicos. Contém menoterpenos como o borneol, geraniol e p-cimeno.
O uso do tomilho está indicado nos seguintes casos:
Como anti-séptico: a essência de tomilho está indicada no tratamento da tuberculose como bactericida e desinfetante. O tomilho está indicado no tratamento de todas as doenças infecciosas de origem bateriana, dos órgãos do aparelho respiratório, do aparelho digestivo e do aparelho genito-urinário.
O Tomilho além de anti-séptico, a sua infusão ou essência atua como esteturante, bálsamo e antitússico, tornando-se muito útil no tratamento de sinusites, laringites, bronquites, asma, tosse convulsa e tosse espasmódica.

Uso Interno: 2 colheres de planta seca para um litro de água a ferver.
Deixa-se repousar 10 minutos.
Toma-se uma chávena 2 vezes ao dia.
Indicado para problemas digestivos e respiratórios.
Para alívio das dores menstruais, fazer a mesma infusão, mas com 4 colheres da planta."

Fonte:  Viva Melhor com as plantas medicinais, Edições Une

9 comentários:

  1. Olá! Plantei no outro dia um pézinho de tomilho limão... esta é uma excelente ideia para depois o utilizar!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que belo refresco :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post e o refresco deve ser uma delicia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Esse refresco parece-me bem delicioso.
    Gostei do post muito interessante.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Guauuu, que rico tiene que estar¡¡¡¡, esto tengo que probarlo¡¡¡, besitos

    ResponderEliminar
  6. Olá Áurea,
    Fiquei muito curiosa, adoraria saborear esse refresco, vou experimentar.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  7. É um refresco diferente mas parece bom!

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. passa no meu cantinho e participa no desafio! Simples!
    Beijinhos

    ResponderEliminar