17/04/2014

Linguine al nero di seppia e calamari in crosta di mais( Linguine com tinta de choco e lula em crosta de Milho)


O termo afrodisíaco deriva do mito de Afrodite, a deusa grega do amor, a mesma teria saído do mar dentro de uma concha de ostra.
Os alimentos afrodisíacos, não são certamente uma invenção moderna. A sua origem remonta a antiguidade, da cultura egípcia, grega e romana. Os chamados afrodisíacos seguros, como as bananas, os espargos e as cenouras, cuja forma é semelhante ao órgão sexual, são consumidos por alguns para melhorar o desejo sexual.


Ingredientes afrodisíacos utilizados:

Alho

O alho foi o produto afrodisíaco por excelência do Antigo Egipto.
É referido diversas vezes na Bíblia e utilizado por todo o globo, desde a Grécia Antiga, a Roma, ao Império Chinês e Japão. Neste último os aborígenas do Norte consideravam o alho como um um nétar sagrado.
Os Gregos usavam o alho em todas as sessões amorosas. Os Romanos consideravam que aumentava a potência sexual. Os Judeus usavam-no como tónico, acreditando que desnvolvia a resistência e estamina.
As suas propriedades terapêuticas e medicinais são igualmente bem conhecidas. As suas qualidades nutritivas, ao fortalecerem o corpo, contribuem para um melhor desempenho sexual.


Pimenta Cayenne

À qualidade picante é adicionado o tom vermelho e o efeito pujante. É produzida a partir do pimentão vermelho seco e moído e é a base da paprica, da pimenta em pó, do tabasco e da santaka(Japão). Deve ser usada de forma muito temperada, para dar cor , atrair os sentidos, enriquecer o sabor e proporcionar um toque malicioso.

Coentro

Para os povos antigos da China e do Egito, a erva tinha poderes mágicos: as suas sementes guardavam o “segredo da imortalidade” e, por isso, eram colocadas nos túmulos dos nobres egípcios para ajudar a alma a encontrar o seu “caminho eterno”. O outro lado mágico do coentro está ligado ao amor: para os árabes, as sementes possuíam um poderoso efeito afrodisíaco, capaz de despertar violentas paixões. Uma receita de vinho tinto com sementes de coentro chegou a ganhar fama de verdadeira “poção do amor”.


RECEITA


Ingredientes:


(2 pessoas)

100 Gr de Linguini Al Nero
Sal marinho q.b

Lulas

6 Lulas Limpas
50 Gr. de Farinha de milho
Mistura de Pimentas
Pimenta cayenne q.b.
Alho moído q.b.

Decoração:

Endro q.b.
Coentros desidratados q.b.
Salsa desidratada  q.b
Pimenta cayenne q.b.
Óleo q. b.


Preparação:

Linguini Al Nero

Leve um tacho ao lume com água e o sal. Deixe ferver. Acrescente o Linguini Al Nero e deixe cozer durante 8 minutos. Escorra-o. Reserve.

Lulas

Coloque a farinha de milho num prato fundo, alho e moa um pouco de mistura de pimentas. Misture.
Descongele as Lulas Limpas e corte-as em juliana(em tiras) envolva-as delicadamente na farinha de milho e frite-as em óleo quente.

Empratamento:
Coloque o Linguini ao Nero no prato, as ameijoas, os camarões e as lulas em crosta de milho. Finalize decorando com salsa, coentros, pimenta cayenne e endro.

6 comentários:

  1. mais uma bela sugestão!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sempre uma sedutora tentação, este blog. Ai se eu gostasse de cozinha, depressa "enchoiriçava" :) :)

    Um tempo de harmonia é o que desejo, Aurea..

    Bjos mil :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Aurea: é sempre tão agradável "passear" por aqui,pois para além da receita, temos também uma boa estória. Gostei deste prato simples ,mas cheio de "personalidade".
    Bjn e uma feliz Páscoa
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Já provei esta massa e não fiquei fã... mas gostos são gostos, e este prato ficou com óptimo aspecto! principalmente as lulas :)

    ResponderEliminar
  5. Olá!!

    O prato ficou divino!Nem todo mundo sabe trabalhar com sepia e muitos também não gostam do sabor acentuado!Eu mesma não gostava!Mas depois que comi um talharim com sépia muito bom em Roma, agora já sei quando é bem feito!Sucessos!Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar