04/04/2016

Tortellini alla Puttanesca

Em português, "tortelini à moda da prostituta") é um prato elaborado com massa e com um molho
denominado sugo alla puttanesca.

Origens

"A origem deste prato é incerta, estando sujeito a debate entre os peritos em culinária, mas sem dados conclusivos. No entanto, o próprio nome pode fornecer uma pista, "à moda das prostitutas". Alguns cozinheiros pensam ser possível que uma prostituta chamada Yvette la Francese, que tinha um posto de comidas além do bordel, pode ter inventado este prato[1] . Há outras versões que afirmam que o prato era feito com maccheroni e denominado A la Marinara, tendo mudado de nome depois da Segunda Guerra Mundial.

São dadas em conta várias as origens do molho, mas é provável que datam de meados do século XX. A referência impressa mais adiantada deste prato, como identificado pelo "Grande dizionario della lingua italiana", é a novela de Raffaele La Capria: "Ferito a Morte" datada de 1961, que se refere ao "spaghetti alla puttanesca come li fanno a Siracusa" (espaguete à puttanesca como feito em Siracusa).

De acordo com a união profissional de fabricantes italianos de pasta, o molho tornou-se popular nos anos 60.

Ingredientes:
Os ingredientes para o sugo alla puttanesca são relativamente fáceis de obter, e são tipicamente mediterrânicos. Coloca-se azeite extra-virgem numa frigideira. Adiciona-se alho finamente cortado (às vezes com cebola), peperoncino (um tipo de pimento picante seco) e anchovas esmagadas. Podem também juntar-se atum e cogumelos para mais variedade. Juntam-se os tomates e quando o molho ferve juntam-se as alcaparras picadas e as azeitonas pretas. De seguida procede-se à redução do molho sob fogo forte. Para terminar pode-se agregar salsa ou manjericão picados."

Fonte: wikipedia

Ingredientes afrodisíacos


Malagueta em águardente

O piri-piri é um potente vasodilatador, ou seja, aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, diminui a tensão arterial, proporcionando uma melhor circulação sanguínea temporária. Perante estes efeitos, como a circulação está beneficiada, toda a actividade, incluindo a sexual é beneficiada.

É uma das especiarias afrodisíacas mais conhecidas pelo seu efeito vaso dilatador e estimulante da circulação. Graças ao seu resultado poderoso sobre a circulação, toda a atividade, incluindo a sexual é beneficiada. Pelo seu efeito rápido, extratos desta especiaria estão incluídos no Protezon Rapide.

Extratos destas e de outras plantas conhecidas pelo seu efeito afrodisíaco natural, estão presentes nos nossos afrodisíacos, proporcionando uma vida sexual mais animada, em total segurança e sem os efeitos constrangedores típicos das drogas químicas.

Piri-piri Moído

O piri-piri é um potente vasodilatador, ou seja, aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, diminui a tensão arterial, proporcionando uma melhor circulação sanguínea temporária. Perante estes efeitos, como a circulação está beneficiada, toda a actividade, incluindo a sexual é beneficiada.

A magia da Pimenta Cayenne

O sabor já é intrigante por natureza! É estimulante nata dos nossos variados desejos. Pode utilizá-la em diversos pratos e saladas, pois ficam uma delícia e promove-nos a sensação de bem-estar.

Gindungo

Provoca a libertação de endorfinas, verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o  nosso
cérebro fabrica!
O nosso organismo logo que ingere  um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina vão ativar receptores  sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a sua boca estaria "a arder". Tal informação, gera, imediatamente, uma resposta do  cérebro no sentido de salvá-lo desse fogo: começa a salivar,  sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso no intuito de o refrescar. Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum dano físico real, o seu cérebro, enganado pela informação que sua boca está "a arder", inicia, a fabricação de endorfinas,  que permanecem um bom tempo no seu organismo, provocando uma  sensação de bem-estar, uma euforia, um estado  alterado de consciência muito agradável, causado pelo verdadeiro banho de  morfina interna do cérebro. E tudo isso sem nenhuma gota de álcool!


RECEITA


Ingredientes:

(2 pessoas)


Tortellini

2 Ovos XL
200 Gr de farinha(peneirada)
Flor de Sal q.b.
2 Colheres de água(se necessário)

Recheio

200 Gr de Carne de vitela
1 Cebola
2 Dentes de alho
1 Tomate maduro(ou polpa de tomate)
Azeite q.b.
Sal Marinho Necton q.b.
Pimenta cayena
Piri-piri moído Sabor Bio q.b.
Gindungo q.b. (2 gotas)
Malagueta em águardente Sabor Bio q.b.
Pimenta preta q.b.
1 Copo de vinho branco

Decoração:

Azeitonas q.b.
Queijo Mozzarella ralado q.b.
Manjericão fresco q.b.
Pimenta cayena q.b.
Manjericão desidratado q.b.


Preparação:


Tortellini

Faça um vulcão na farinha e parta os ovos no centro. Adicione o sal, água( 2 colheres da sopa)  e amasse trazendo a farinha de fora para dentro do vulcão.

Depois de 10 minutos, a massa deve-se tornar homogênea. Forme uma bola e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos.

Divida a massa em bolas menores e estique cada uma delas com um rolo até chegar a dois milímetros de espessura. Deixe repousar por mais 60 minutos.
Corte a massa com um cortante redondo médio.Coloque uma colher de café de recheio frio

Burrife o disco com água.

Feche em meia lua.

Junte as pontas.

Coza durante 2 minutos em água a ferver com sal.


Recheio

Leve um tacho ao lume com azeite, cebola e alho.
Logo que a cebola se encontre translucida coloque a carne de vitela.
Coloque o tomate picado e deixe cozinhar.
Tempere de sal e especiarias.
Refresque com vinho branco.
Deixe cozinhar e por fim retifique os temperos.
Pique a carne e deixe arrefecer. Reserve.

Molho

Leve um tacho ao lume com azeite, cebola e o alho.
Quando a cebola estiver translucida coloque os tomates picados e sem a pele.
Deixe apurar.
Refresque com vinho branco.
Deixe que o álcool evapore e desligue o lume.

Empratamento:

Coloque no fundo de um prato o molho. Distribua os tortellini. 

Decore com queijo mozzarella ralado, especiarias e manjericão.



Observação: Para cada 100 g de farinha de trigo, use 1 ovo e 1/2 colher (de chá) rasa de sal.













5 comentários:

  1. Que delícia,...adorei a sugestão,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Ainda me aventuro um dia a fazer a massa, esta tua está com um aspecto delicioso :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb


    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de tortelini , costumo comprar frescos, feitos em casa devem ser bem melhores.
    Gostei da receita bem ao meu gosto.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. que refeição linda! e deliciosa certamente!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar