16/10/2012

Creme de Ervilhas e Hortelã com Croûtons

Creme de Ervilhas e Hortelã com Croûtons
A hortelã e as ervilhas são parceiros culinários clássicos. Nesta receita encontra estes ingredientes reduzidos a puré, que é a base desta sopa leve e aromática.


Ingredientes:

1 alface francesa, grosseiramente cortada
1 cebola
450g de ervilhas
1-2 pés de hortelã fresca
1,2 litrosdecaldo de galinha
4 fatias de pão
30 g de manteiga sem sal
azeite q.b.
30g de farinha
150 ml de natas
sal q.b.
mistura de pimentas moidas na hora q.b.
pimenta cayene q.b.
noz moscada q. b.

Creme de Ervilhas e Hortelã com Croûtons

Preparação:

Coloque a cebola, o alho e o azeite. Deixe refogar.Adicione o caldo de galinha e deixe levantar fervura. Reduza então o lume e deixe cozer durante 25 minutos. Entretanto coza as ervilhas durante apenas 3 minutos. Para que estas fiquem com a cor verde ativa. Retire algumas ervilhas. Reserve.
Acrescente a alface e deixe cozinhar durante apenas 2 minutos. Acrescente as ervilhas e reduza tudo a puré, usando um liquidificador ou varinha, e passe por um passador de rede fina.
Entretanto, retire a côdea do pão e corte-o em pequenos cubos. Leve ao forno e deixe dourar. Deite-lhes um pouco de sal, vai fazer com que se mantenha estaladiço.
Derreta a manteiga em lume médio, numa panela. Incorpore a farinha e cozinhe durante 1 minuto, tendo o cuidado de evitar que o preparado fique acastanhado. Retire do lume, adicione o puré e misture bem.
leve novamente a lume brando e deixe cozer lentamente, sem parar de mexer, até levantar fervura. Incorpore as natas e tempere de sal e especiarias. Distribua por tigelas individuais, guarneça com cubos de pão e algumas ervilhas e sirva em prato aquecido..

Sugestão: Pode optar por não usar as natas, ou poderá batê-las ligeiramente e adicioná-las ao creme já pronto, seja misturando-as ligeiramente, seja sob a forma de uma colherada. Para variar a guarniçãopode usar ervilhas inteiras para substituir os croûtons.


9 comentários:

  1. Hummm...bem do meu agrado esta sopinha, já me servia de uma boa tigela ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida, após a minha ausência cá estou eu de novo :) fiquei de olho nos biscoitos económicos (trouxe um saco deles daí que me foram oferecidos) e este creme está com um aspecto do melhor!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga,

    Que sopinha deliciosa, deve ter ficado muito aveludada, adoro puré de ervilhas, mais até do que as comer inteiras ! :-)

    Ficou com aspecto excelente !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que sopinha boa!! Sabem mesmo bem as sopas agora :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ervilhas e hortelã, são uma combinação dos céus e resulta sempre magnificamente!!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar