15/10/2012

Bolos Económicos de Trás os Montes


bolos económicos de traz os montes
Os Bolos Económicos são típicos de Trás os Montes. Se comprar são muito caros. Mas se fizer em casa ficam muito baratos. São fáceis de fazer e duram muito tempo fofinhos. São excelentes para acompanhar com o seu chá.


RECEITA

(20 Bolinhos)

Ingredientes:

5 ovos
1 copo de leite ( 400 ml )
1 copo de açúcar ( 400 Gr. )
1 copo de azeite(400 ml)
1 cálice(ou shote) de aguardente
2 colheres de sobremesa de canela Suldouro - Navires
Farinha q.b. até tender
2 colheres de café de fermento ou bicarbonato(suldouro - Navirez)
Açúcar para polvilhar
2 gemas para pincelar

bolos económicos de traz os montes

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar. Acrescente a aguardente, o azeite e o leite. Mexa tudo muito bem. Acrescente a farinha necessária com o fermento em pó.
Bata muito bem a massa, que deve ficar consistente.
Deite montinhos com uma colher de sopa em tabuleiros untados e polvilhados com farinha. Pincele com gema de ovo. Deite uma colher de café de açúcar por cima de cada bolinho.


Leve ao forno pré-aquecido a 180.º aproximadamente por 12 a 15 minutos.






Siga-nos na página do Facebook aqui.






Siga a página no Facebook de Suldouro - Navires aqui.

20 comentários:

  1. Agora vinha mesmo a calhar um bolinho deste!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Estão tão lindos!
    Mesmo a pedirem para serem comidos. Um dia destes vou faze-los depois digo como ficaram. Quero-lhe agradecer pelos comentários que me tem deixado. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. gosto gosto gosto...
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha!
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Estão lindos! Pensei que eram com fermento "fermipan",mas são ainda mais fáceis de fazer. Gostei muito.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha, adorei os bolinhos, a Família da mãe do meu marido veio da região de De Traz os Montes, Um dia ainda iremos para Portugal.
    Beijinhos, Aninha

    ResponderEliminar
  7. Maravilhoso mesmo! Ao tempo em que econômico, aquí chamamos de pão de minuto. Beijinhos...

    ResponderEliminar
  8. Oi Aurea, parecem muito bons, adorei.Beijos e uma boa nite.

    ResponderEliminar
  9. Olá Aurea,
    Gosto imenso destas receitas tradicionais e típicas das diferentes regiões de Portugal. Fiquei surpresa por não ter fermento na receita, sempre pensei que fosse uma massa levedada, gosto de biscoitos e pão que leve azeite, sei que me agradarão muito estes bolos.
    Quanto à tua gentil ,terei muito prazer em aceitar os convites um dia que possa ir a Lisboa. As orquestras a que me refiro no meu blogue não são desse tipo, são agrupamentos musicais para animação de festas populares e não se podem comparar com Orquestra Gulbenkian.
    obrigada pelas palavras sempre tão amáveis.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá! entrei para conhecer teu blog, adorei é impossivel sair sem participar, suas delicias nos deixa com água na boca. Já estou ficando e convido você a conhecer o meu , se gostar participe. Abraços uma noite abençoada.

    ResponderEliminar
  11. Parecem mesmo muito bons estes bolinhos :) bjokitas

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia estes bolos mas devem ser bem bons
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Aurea,

    Que lindos e deliciosos bolinhos, fariam as minhas delicias num cházinho hoje ao final da tarde, já que estamos com chuvita !!! :-)

    Fantásticos, muito obrigada por partilhar a receita, já que é como diz, são caros e se os fizermos ficam muito mais em conta ! :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Aurea,gostei muito destes bolinhos, vou levar a receita comigo e depois digo como saiu;)
    Entrei no teu cantinho quando fui ver uma receita ao blog da Vânia Jesus. Quando quiseres vem dar uma espreitadela ao meu.
    Beijinhos
    Mariana
    gostopelossabores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Adoro estes bolos. Ou não fosse eu nascida em Trás-os-Montes...!!!
    Lia.

    ResponderEliminar
  16. Devem ser uma delicia.
    Beijinho

    Paula Vieira

    ResponderEliminar
  17. Eu fiz esta receita e nao cresceram , gostava de saber porque ? mas mesmo assim ficaram tipo bolachas mas muito saborosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!

      Não percebo, os meus crescem sempre. Se fizer tudo direitinho como diz na receita crescem. Colocou o fermento? O forno tem que estar quente.
      Experimente de novo!
      Fico a aguardar resultado positivo. ;)

      Beijinhos.

      Eliminar
  18. Olá Aurea, eu sempre procuro fazer algo que gosto e que geralmente são bem caros na hora da compra. Sem falar na qualidade, pois tudo que é caseiro para mim é muito melhor. Adoreis seus bolinhos, parecem bem fofos e com aroma a canela, que delicia ficaram, sem dúvida. Bela receita. Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Muito facil a fazer e mesmo muito boa receita. Não me farto de a fazer.

    ResponderEliminar