03/09/2019

Nhoqui alla Puttanesca

nhoqui alla putanhesca"O nhoque ou inhoque, também conhecidos no termo do italiano gnocco, plural gnocchi [ˈɲɔkki], é uma massa alimentícia preparada a base da mistura de batata, ou macaxeira com farinha de trigo, sendo um prato típico da culinária da Itália, que pode ser servido com os molhos: Sugo, bolonhesa ou branco.

Nhoque da Fortuna
Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro sob o prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29."

Em português, "nhoqui à moda da prostituta") é um prato elaborado com massa e com um molho denominado sugo alla puttanesca.

Origens
"A origem deste prato é incerta, estando sujeito a debate entre os peritos em culinária, mas sem dados conclusivos. No entanto, o próprio nome pode fornecer uma pista, "à moda das prostitutas". Alguns cozinheiros pensam ser possível que uma prostituta chamada Yvette la Francese, que tinha um posto de comidas além do bordel, pode ter inventado este prato[1] . Há outras versões que afirmam que o prato era feito com maccheroni e denominado A la Marinara, tendo mudado de nome depois da Segunda Guerra Mundial.

São dadas em conta várias as origens do molho, mas é provável que datam de meados do século XX. A referência impressa mais adiantada deste prato, como identificado pelo "Grande dizionario della lingua italiana", é a novela de Raffaele La Capria: "Ferito a Morte" datada de 1961, que se refere ao "spaghetti alla puttanesca come li fanno a Siracusa" (espaguete à puttanesca como feito em Siracusa).

Fonte do texto: https://pt.wikipedia.org




RECEITA


Ingredientes:
nhoqui alla putanhesca

Nhoqui
2 Batatas cozidas
Farinha de trigo q.b

Molho
1 Cebola
2 Tomates maduros
2 Colheres de Sopa de Azeite
1 Colher de Café de sal

Preparação:

Nhoqui
Passar as batatas cozidas e passar pela peneira.
Adicionar farinha aos poucos até que o preparado se "descole" das mãos.
Fazer rolos conforme fotografia e cortar com a ajuda de uma faca.
Levar um tacho com água ao lume.
Deixar ferver.
Adicionar os nhoquis.
Deixar cozer até que comecem a flutuar.
Retirar.
Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite.
Adicionar os nhoquis até que fiquem dourados. Reservar.

Molho
Levar uma frigideira ao lume com o azeite e a cebola.
Deixar cozinhar até que a cebola fique transparente.
Adicionar o tomate.
Temperar com sal e especiarias a gosto.
Deixar cozinhar.

Servir com manjericão.





2 comentários:

  1. Sanos y ricos, me ha encantado tu receta, besos

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de nhoqui, acho simples de fazer e ficam uma refeição deliciosa.

    ResponderEliminar