14/02/2014

Pêra Assada com Sourvet de Baunilha e Noz Caramelizada com Redução de Vinagre Balsâmico

Sugestão para o dia de São Valentim. É uma sobremesa sedutora, deliciosa de fácil conceção.

Um remate perfeito para qualquer refeição em especial o dia dos namorados deixando-a com mais disponibilidade de tempo para si e para o seu companheiro.



RECEITA


Ingredientes:


Pêras Assadas

6 Pêras
6 Paus de Canela Navires - Suldouro
30 ml de Vinho do Porto
6 Colheres da sopa de açúcar amarelo

Sourvet de Baunilha e Noz Caramelizada

2 Colheres de (chá) de essência de baunilha
2 Pacotes de natas frescas para bater
200 ml Leite meio gordo
200g de açúcar
2 ovos
1 pacote de nozes
1 chávena de açúcar
2 colheres de água

Preparação:


Pêras Assadas

Lave as pêras, retire o caroço com utencilio proprio e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno. Encha o seu interior com uma colher de açúcar amarelo em cada uma e regue-as com vinho do Porto. Coloque os paus de canela Navires - Suldouro no centro da pêra e leve-as ao forno pré-aquecido a 170º. Deixe assar durante aproximadamente 20 minutos.

Gelado de Baunilha

 Leve ao lume um tacho com o leite, o açúcar e os ovos bem batidos. Mexa continuamente com uma colher de pau até ferver. Coloque no mínimo e deixe cozinhar por mais oito minutos.Retire do lume e deixe arrefecer. Adicione as natas e a essência de baunilha e as nozes caramelizadas. Mexa bem e leve à máquina de fazer gelados. Caso não disponha de máquina, leve ao congelador e, a cada 30 minutos, bata o preparo até quebrar os cristais de gelo.

Nozes caramelizadas

Leve ao lume uma panela com açúcar e a água e mexa até o açúcar se dissolver. Deixe ferver até ficar amarelo. Desligue e deite as nozes no preparado. Verta as nozes em alumínio untado com manteiga e deixe arrefecer. Quando frio parta-as com a ajuda de uma faca.

Redução de Vinagre Balsâmico

Deite uma garrafa de 200 ml de vinagre balsâmico numa panela, junte 100 g de açúcar e deixe ferver até obter a consistência desejada, aproximadamente vinte minutos.
Resulta num molho de textura aveludada, aparência de caramelo e sabor levemente adocicado (já que boa parte da acidez do vinagre foi evaporada), perfeito para finalizar saladas mas igualmente bom para servir com carnes.  Se sobrar, pode guardar num frasco e conservar junto com seus vinagres e azeites.


Empratamento: Mergulhe um pincel de silicone na redução de vinagre balsâmico e passe-o num prato na diagonal.  Coloque uma pêra em cada prato e faça um sourvet de noz com a ajuda de duas colheres e decore com hortelâ menta.

Dica: Prepare o gelado e o vinagre balsâmico um dia antes.


5 comentários:

  1. Ohh que presentacion tan linda, me encanta¡¡¡, besos

    ResponderEliminar
  2. que perfeição de sugestão, linda.

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Adorei a decoração.

    Bjs,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  4. Aurea: como sempre , por aqui só vemos belas sugestões e pratos lindamente apresentados.Imagino o sabor da pera assada e do gelado de baunilha, de que gosto tanto. Uma delícia!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Uma sugestão bem bonita.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar