25/08/2012

Kama Sutra

kama sutra
"Conquistou fama no ocidente e é conhecido como um guia de posições sexuais. O Kama Sutra, já tão popular, ganha mais espaço com a novela Caminho das Índias. A trama de Glória Perez tem explorado detalhes diferenciados da cultura milenar indiana como dança, religião, roupas e mitos. E não é de se estranhar que o livro estivesse na lista da autora.
Na última semana, Kochi (Nívea Maria) contou para sua filha, Maya (Juliana Paes), alguns detalhes do Kama Sutra, assim como Shankar (Lima Duarte) para Bahuan (Márcio Garcia). Ao contrário do que se imaginava, os pais não citaram em nenhum momento os contorcionismos na cama. O folhetim deu uma dica de que o rótulo atribuído pelos ocidentais ao maior clássico do erotismo indiano não corresponde ao seu conteúdo total. “Além das posições dos corpos, trata da fase da conquista e do relacionamento, de receitas e conselhos para a melhoria da virilidade e do desempenho”, explica a psicanalista e sexóloga Regina Navarro Lins, autora de O Livro de Ouro do Sexo.

De acordo com o manual, o jogo da sedução deve envolver os cinco sentidos: audição, tato, olfato, visão e paladar. Portanto, não é à toa que os encontros furtivos dos protagonistas eram preparados com cuidado por Bahuan. As flores coloridas e os enfeites satisfaziam o olhar, as músicas embalavam os amantes e o incenso e os óleos aromatizantes perfumavam o ambiente.

O Beijo
O beijo, por exemplo, combina o paladar, o tato e o olfato. E como os ocidentais bem sabem, é fundamental em um relacionamento. Afinal, que filme, novela ou romance não conta com um trecho em que duas pessoas trocam o tão aguardado carinho? “O primeiro ensinamento do guia indiano é a intimidade entre corpos, a invasão de um pelo outro. O beijo, carícia inicial básica do sexo, é descrito como a luta das línguas, isto é, estabelece a intensidade dos passos seguintes do ato sexual”, conta a sexóloga.

O Kama Sutra aponta 30 tipos de beijo. Entre eles está o conhecido beijo de lado, dado quando as cabeças dos apaixonados se inclinam em direções opostas, o que permite uma penetração profunda da língua e melhor contato dos lábios. Para dar o beijo com um dedo, por exemplo, basta percorrer a boca do parceiro, por dentro e por fora, com ele. A obra lembra que não é só a boca que deve receber beijos. Explore também as bochechas, a testa, os olhos, o peitoral, os seios, a nuca, o pescoço…

Arranhões e mordidas
O sentido do tato é aguçado com arranhões. “Muitos conselhos do Kama Sutra são confundidos com sadomasoquismo. Arranhar, morder, marcar são expressões utilizadas no manual. É preciso entender que tais ações obedecem ao princípio do carinho e em momento algum devem causar dor ou mal-estar”, esclarece Regina.

O livro também traz uma lista de tipos de mordidas. Uma delas é a escondida, que deve ser dada no lábio inferior e que deixa uma intensa marca vermelha. Há também a clássica, que consiste em pegar com os dentes uma grande quantidade de pele de alguma parte do corpo.

Receitas
Receitas afrodisíacas figuram entre os conselhos do Kama Sutra. “Livros, como Ananga Ranga (outro manual erótico/sensual indiano) e Kama Sutra, contêm valiosas referências afrodisíacas como aspargos cozidos, melado com leite e alcaçuz, arroz e ovos de pardal cozidos com mel e leite, além das cebolas, alho e feijão”, diz a sexóloga Regina.

Há também dicas exóticas, para não dizer estranhas, como uma mistura para ser aplicada nos olhos, com a intenção de atrair o outro. “Trata-se da carne de coruja misturada ao pó de cérebro humano colhido na pia crematória”, acrescenta a psicóloga.

Posições
Apesar de o manual discutir outros detalhes, não há como deixar de falar das posições sexuais. São 64 e podem ajudar a apimentar o relacionamento.
O Kama Sutra ajuda na libertação sexual. Permite maior conhecimento do seu corpo e do outro, e ajuda a eliminar a vergonha na busca do prazer e da satisfação sexual. “Se o homem e a mulher sincronizam as carícias, têm desejos mútuos, o amor de um pelo outro não diminui jamais, até o final de suas vidas”.

História
O Kama Sutra tem origem em manuscritos datados do século IV A.C., que foram compilados pelo sábio hindu Vatsyayana, 800 anos depois. Depois de ser traduzido para o inglês em 1883, pelo lingüista inglês Richard Burton, multiplicaram suas versões em outros idiomas.

Kama significa amor, prazer, satisfação e Sutra são os aforismos (máximas) sobre o amor. Apesar do cunho erótico, faz parte da literatura religiosa da Índia, por ser uma extensão do hinduísmo (religião com maior número de adeptos no país).

É que, de acordo com os Vedas (textos em sânscrito que formam a base do sistema de escrituras sagradas do hinduísmo), quem quer viver corretamente precisa perseguir três objetivos, sendo um deles o kama. “Os outros são o dharma, que consiste nas obrigações religiosas, sociais e morais; e o artha, que é o bem estar material”, explica Regina Navarro Lins."

Fonte: Patricia Zwipp para Portal Terra

1 comentário: