A cultura romântica considera o chocolate um afrodisíaco. As famosas qualidades afrodisíacas do chocolate estão geralmente associadas ao simples prazer sensual de seu consumo.
A natureza doce do chocolate estimula o hipotálamo, induzindo sensações prazeirosas e elevando o nível de serotonina. Apesar de a serotonina ter efeitos prazeirosos, em excesso pode ser convertida em melatonina, que, por sua vez, reduz a libido.
Tem substâncias que podem ativar receptores canabinóides, o que causa sensações de sensibilidade e euforia.
Como afrodisíaco deve-se à sensação de bem-estar que o doce proporciona, o que deixa as pessoas mais predispostas para o sexo. Os Astecas, na colheita do cacau, promoviam festivais de acasalamento e orgias sexuais.
O nome chocolate vem do grego “Theobroma”, que quer dizer “alimento dos deuses”. O nome “Theobroma”, primeiro nome moderno do chocolate, foi criado no século XVIII por um botânico sueco, Carlos Linnaeus, conhecedor da história do chocolate entre os povos antigos.
"Tudo começou há séculos atrás, com as civilizações asteca e maia, mais precisamente, no México e na Guatemala. No México, os astecas cultivavam o deus Quetzalcoatl. Ele personifica a sabedoria e o conhecimento e foi quem lhes deu, entre outras coisas, o chocolate. Os astecas acreditavam que Quetzalcoatl trouxera do céu para o povo as sementes de cacau, que também servia como moeda para este povo. Eles festejavam as colheitas, oferecendo às vítimas de sacrifícios taças de chocolate.
Então um dia, diz a lenda, Quetzalcoatl ficou velho e decidiu abandonar os astecas. Partiu em uma jangada
de serpentes para o seu lugar de origem – a Terra do Ouro. Antes de partir, porém, ele prometeu voltar no ano de “um cunho”, que ocorria uma vez a cada ciclo de 52 anos no calendário que ele mesmo criara para os astecas.
Enquanto isso, por volta de 600 a.C., os Maias, que também conheciam o chocolate, estabeleciam as primeiras plantações de cacau em Yucatan e na Guatemala. Considerados importantes comerciantes na América Central, eles aumentaram mais ainda suas riquezas com as colheitas de cacau. Dele se obtinha uma bebida fria e espumante, chamada “Tchocolatl”. O valor do cacau também estava em suas sementes. Elas eram as moedas.
Quando Cristovão Colombo chegou à América provou o chocolate e o levou para a Europa. O “Tchocolatl” não era a bebida agradável de hoje. Era bastante amarga e apimentada. As tribos da América Central geralmente o preparavam misturando com vinho ou com um puré de milho fermentado, adicionado com especiarias, pimentão e pimenta. Naquela época, chocolate era reservado apenas aos governantes e soldados, pois acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, ele dava força e vigor àqueles que o bebiam.
Mais tarde foi Cortêz quem pisou naquelas terras e, sem dúvida, ficou muito impressionado com a mística que envolvia o chocolate e mais ainda com o seu uso corrente. Assim, com o intuito de gerar riquezas para o tesouro de seu país, ele estabeleceu uma plantação de cacau para o rei Carlos V, da Espanha. E, como bom negociante, começa a trocar as sementes de cacau por ouro, um metal, indiferente àqueles povos. Os espanhóis aos poucos se acostumavam com o chocolate e, para atenuar o seu amargor, diminuíam a proporção de especiarias e o adoçavam com mel. Rapidamente, o chocolate se espalha entre a família real e os nobres da corte espanhola. Daí, para o mundo."
Fonte: Módulo de Cozinha das Américas Anhembi Morumbi
RECEITA
Ingredientes:
5 Ovos150 Gr de RAR Açúcar
130 Gr de Farinha com fermento
30 Gr de Cacau Light
1 Colher(sobremesa) de essência de baunilha
Manteiga e farinha q.b.
Decoração:
6 Pés de hortelã mentaOvos moles(veja aqui a receita)
RAR Açúcar em pó q.b.
Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Unte um tabuleiro com manteiga, polvilhe-o com farinha e reserve-o.Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a essência de baunilha e bata.
Junte a farinha peneirada com o cacau, envolvendo-a cuidadosamente.
Coloque a massa num tabuleiro e leve a meio do forno a cozer durante 25 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer.
Polvilhe com Açúcar em pó e decore com ovos moles e hortelã menta.
Sugestão: pode embeber os brownies numa calda.
Calda
Ingredientes:
300 Gr de Açúcar4 Dl de Água
1 Cálice de licor de chocolate
1 Colher de sopa de cacau
Preparação:
Leve o açúcar ao lume com a água até ferver. Retire, junte o licor e o cacau e mexa bem.Verta a calda sobre o bolo e deixe embeber bem. Desenforme o bolo e corte-o em retangulos.
Fonte: Mulher Moderna na Cozinha N.º 41 de 21 Março de 2009 - Especial Chocolate
Esta receita foi executada e a pensar no aniversário do Grupo "Dia um na Cozinha" do qual eu faço parte desde o início. Junte-se a nós. Veja aqui.
Para finalizar em grande, faltavam os ovos moles!!! Parabéns, estão lindos!
ResponderEliminarOlá Henriqueta!
EliminarFoi um toque especial a gosto do maridinho e encaixou na perfeição. Ficaram deliciosos. Uma verdadeira tentação e bem sedutora. ;)
Beijinhos,
Aurea Neves
Estão lindos e com ovos moles devem ficar tão bons!!
ResponderEliminarBoa semana
O marido tem muito jeito, que brownies fantásticas!
ResponderEliminarOlá Marisa, boa noite!
EliminarO maridinho tem-se revelado um excelente Chef. Faz cada petisco! hummmm
Beijinhos e boa semana,
Aurea Neves
Os ovos moles foram um "toque de mestre"!! Ficaram lindos ( parabéns ao marido) e devem ser também muito saborosos.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Olá Márcia, boa noite!
EliminarOs ovos moles fui eu que fiz a pedido do amridinho. Adora! Achei que poderiam conjugar bem com o sabor dos Brownies e adivinhei. Ficaram perfeitos. ;)
Obrigado pela visita linda.
Beijinhos,
Aurea Neves
Se já não bastasse a tentação do chocolate, ainda mais com ovos moles... e depois a marota sou eu, ahahaha! :)
ResponderEliminarBeijinhos
Bem... o teu marido é um artista! Os brownies devem estar deliciosos e ficaram com uma apresenyação fantástica! Adorei!
ResponderEliminarBeijinhos
Aurea,
ResponderEliminarés muito gulosa e eu também adorei os ovos moles, que perdição,
apetece comer aquele pedaço de pecado
Bjns
Isabel
Ficaram lindissimos, o teu marido está de parabéns :D
ResponderEliminarBeijinhos :*
Os brownies por si só já estão tentadores. Com os ovos moles então... é a "cereja" em cima do bolo neste caso do brownie :)
ResponderEliminarBeijinhos
Ana Matos
Dona Delicia - Atelier de Sabores
Olá Aurea! :)
ResponderEliminarUau! O teu marido está de parabéns, ficaram uns brownies fantásticos! O meu namorado, nem os ovos saberia partir :P Com ovos moles fica perfeito! Ora vou levar dois para o meu lanche! :)
Beijinhos*
que lindos e gulosos estão, um encanto.
ResponderEliminarParabéns ao marido:)
beijos
Ficaram mesmoooo lindos!! Os meus parabéns ao marido ;) hehe E essa combinação com ovos moles...meu deus, que pecado!! ;)
ResponderEliminarBeijinhos *
Excelente! Ficaram com um ar bem guloso!
ResponderEliminarBjs
Querida Aurea, deixa-me que te diga que o teu marido tem imenso jeito! :)
ResponderEliminarEstes brownies estão muito tentadores e se o brownie só por si já é um pecado imagino com esta cobertura de ovos moles. Adorei a sugestão. Ficaram perfeitos.
Beijinhos
Estou a ver que o maridinho também se ajeita e muito bem para a culinária! Muito bem, ficaram fantásticos! :)
ResponderEliminarBeijinhos doces.
Olha Aurea, não te esqueças de elogiar o teu Maridinho...porque ele tem muito talento para a cozinha. Sei que já não é a primeira vez, mas desta vez vai-te por fora da cozinha!
ResponderEliminarFicou com um excelente aspecto e muito sedutor este Brownies...o doce de ovos deixou ainda mais irresistivel para os meus olhos!
Beijinhos;)
Aurea,
ResponderEliminarDesta vez temos de parabenizar o teu marido, pois se é ele o autor destes maravilhosos brownies, então de facto devo dizer-te que tens Chef em casa !
Estão vibrantes, tentadores e belíssimamente apresentados !
Aliás, és sempre exímia no empratamento, digo-te isto desde sempre !
Um grande beijinho e obrigada pela participação ! *
humm estao mt bonitos e com ovos moles miam miam ja sabes sou fan humm bjs bs
ResponderEliminarFicaram perfeitinhos e lindos! Parabéns ao marido ;)
ResponderEliminarRecanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Olá Áurea!
ResponderEliminarTentadoramente divinos e irresistíveis, os teus brownies. Ficaram lindos, ainda bem que o marido ajudou pois acredita, tem bom gosto. Gostei da tua sugestão. ;)
Beijinho.
Boa noite, Célio!
EliminarNão tive a ajuda do maridinho. Esta receita foi executada apenas pelo meu marido. Apenas lhe fiz os ovos moles. Fez tudo sozinho e sem ajuda.
Está feito um verdadeiro Chef. ;)
Beijinhos e obrigado pelo carinho,
Aurea Neves
Que bonitos e elegantes ficaram esses brownies.
ResponderEliminarBjs
Parabéns ao marido que tem muito jeito para pastelaria.
ResponderEliminarÉ uma ótima receita, ainda por cima com ovos moles....
Bjs