Informação nutricional
A beterraba tem um valor energético muito baixo,apenas 18 kcal,cada 100 g. O seu conteúdo de hidratos de carbono, proteínas e lípidos é também baixo. Relativamente às vitaminas e minerais, destacam-se o ácido fólico, vitamina C e o potássio.Benefícios
O ácido fólico é importante para a divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, auxilia o sistema imunitário e, ainda, previne malformações no feto, razão pela qual é importante a sua ingestão durante a gravidez. A vitamina C promove a resistência a infecções, participa como co-enzima ou co-fator em inúmeras reacções no nosso organismo além de ser um importante antioxidante, ajudando a proteger contra danos nas células e tecidos.
Uma sopa vermelha é um primeiro prato extraordinário. Se acrescentar um pouco de natas azedas e uns raminhos de endro o efeito será muito agradável à visão.
Ingredientes:
Preparação:
Deite a cebola, as batatas, a maçã e a água numa taça grande. Tape, leve ao microondas e deixe cozer em potência máxima durante 10 minutos.
Junte os cominhos e o manjericão e deixe cozer durante 1 minuto em potência máxima.
Acrescente a beterraba, o louro, o tomilho, o sumo de limão e o caldo. Tape e deixe cozer em potência máxima durante 12 minutos, mexendo a meio da cozedura. Deixe repousar, destapado, durante 5 minutos.
Retire a folha de louro e deite fora. Coe os legumes e reserve o liquido num jarro.
Deite os legumes numa picadora, juntando um pouco de líquido, triture até obter um puré cremoso e macio, ou utilize um passador.
Deite o puré de legumes numa taça limpa, acrescente o resto do liquido e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto. Tape e leve de novo ao microondas.
Deixe cozer durante 4-5 minutos em potência máxima.
Sirva a sopa em pratos aquecidos. Acrescente um pouco de natas azedas a cada uma e guarneça com raminhos de endro fresco.
Sem comentários:
Enviar um comentário